Fórum de Electrónica - projectos, cursos, tutoriais, compra e venda, etc. em electrónica
Este fórum migrou para aqui. Se quiser visitar o novo fórum, deverá clicar nesta frase.

Para serviços neste fórum use os botões em baixo.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Electrónica - projectos, cursos, tutoriais, compra e venda, etc. em electrónica
Este fórum migrou para aqui. Se quiser visitar o novo fórum, deverá clicar nesta frase.

Para serviços neste fórum use os botões em baixo.
Fórum de Electrónica - projectos, cursos, tutoriais, compra e venda, etc. em electrónica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Ajuda para mesa de mistura BEHRINGER Eurorack 2442Fx-Pro
Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 EmptySeg 27 Abr 2015 - 13:24 por Jose Manuel Borges

» Microchip MPLAB IDE - PIC16F84A
Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 EmptySex 8 Ago 2014 - 19:29 por Electromonkeys

» Ajuda sobre curso de electronica
Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 EmptySeg 4 Ago 2014 - 13:57 por Nunes Pereira

» Procuro: Programdores em C, elaborar circuitos electrónicos. Trabalho remunerado
Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 EmptyQua 11 Jun 2014 - 14:07 por ricardo costa1986

» PORTA NOT
Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 EmptyDom 2 Mar 2014 - 13:40 por yoda

» Ajuda com Monitor Philips190tws
Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 EmptyQui 28 Nov 2013 - 1:28 por kagareu

» Estação de Retrabalho não derrete a solda
Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 EmptySáb 12 Out 2013 - 17:10 por itacipri

» Plataforma para cálculo de tempo de voo
Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 EmptySáb 27 Jul 2013 - 4:06 por diogofsousa92

» Prestação serviços projeto eletronica""
Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 EmptySex 26 Jul 2013 - 15:24 por Mega_Migas

» l7812cv
Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 EmptySeg 15 Jul 2013 - 13:06 por boleiro

Quem está conectado?
5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 73 em Qui 1 Fev 2024 - 6:28
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

2 participantes

Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  Tayeb Seg 3 Ago 2009 - 0:20

Caros membros e visitantes:

Acabo de escrever mais um tutorial sobre PSoCs, desta vez implementando PWM no PSoC CY8C27643 para controlar um motor servo.

Espero que o tutorial seja benéfico para quem esteja já a trabalhar com PSoCs, ou para quem queira iniciar-se nestes dispositivos tão excitantes sob o ponto de vista técnico.

O tutorial pode ser descarregado em formato pdf do seguinte link:.

www.aliatron.pt/download/PSoC_PWM_Controlo_Motor_Servo.pdf

Tayeb


Última edição por Tayeb em Qua 5 Ago 2009 - 20:06, editado 2 vez(es)

Tayeb
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 21
Pontos : 5396
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Re: Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  joseflor Seg 3 Ago 2009 - 11:22

Obrigado por postar mais um trabalho PSoC.

Não acesso o PDF, dá o seguinte erro

Forbidden
You don't have permission to access /download/Implementacao_PSoC_PWM_Controlo_Motor_Servo.pdf on this server.
Apache Server at www.aliatron.pt Port 80
joseflor
joseflor
Nível 3
Nível 3

Mensagens : 273
Pontos : 5830
Reputação : 7
Data de inscrição : 08/11/2008
Idade : 60
Localização : Mangerton, NSW, Austrália

http://www.ozflor.com/eletrokit/

Ir para o topo Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Re: Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  Tayeb Seg 3 Ago 2009 - 12:15

Caro José,

As permissões do documento não permitiam leitura. Mudei o nome para ser mais curto e mudei as permissões. A página já abre.

Tayeb

Tayeb
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 21
Pontos : 5396
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Re: Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  joseflor Sex 7 Ago 2009 - 7:49

Boas Tayeb,
Novamente tive problemas nesta montagem. Pelo que só agora verifiquei, a segunda linha do meu LCD não está informando nada (está em branco). Para tirar as duvidas se era o meu LCD eu testei o mesmo escrevendo com sucesso na segunda linha. Na montagem anterior discutida aqui sobre o sensor de temperatura também não obtive qualquer leitura na segunda linha do LCD. Embora não esteja usando o sensor seria de ler alguma coisa.
Sobre este projecto eu medi no P07 um PWM de 1KHz duty cycle de 50%, tensão de 4,1V. O botão não está alterando o PWM. Para eu fazer esse projecto não dá para seguir os passos do PDF, mas eu chego ao final. A razão disso é que eu uso a versão 5, como já informei.
Informe-me qual e versão que estás usando para eu ver se baixo ela da Cypress. Dessa forma penso resolve o meu problema.
Já agora aproveito para informar que seria boa ideia expor no PDF a versão do software que usou, assim fica mais claro aos leitores seguirem passo a passo o projecto.


Fico muito gato pela tua contribuição para o fórum.
joseflor
joseflor
Nível 3
Nível 3

Mensagens : 273
Pontos : 5830
Reputação : 7
Data de inscrição : 08/11/2008
Idade : 60
Localização : Mangerton, NSW, Austrália

http://www.ozflor.com/eletrokit/

Ir para o topo Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Re: Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  Tayeb Sex 7 Ago 2009 - 13:25

Olá José,

Em primeiro lugar verifique por favor que seguiu todos os passos correctamente.

Faça um reset ao PSoC, e só depois prima o botão P0.4 - atenção que ao premir deve ligar ao 5V. Se quiser mando-lhe todo o projecto para testar.

Não creio que tenha algo a haver com a versão do PSoC Designer.

Em relação ao proejcto de DS1820 o problema é mesmo não ter instalado o módulo. Vou vêr isto sobre versão 5 o quanto antes para esclarecer.

Tayeb

Tayeb
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 21
Pontos : 5396
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Re: Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  joseflor Sex 7 Ago 2009 - 13:58

Sim eu fiz o reset. Eu uso o board da Cypress o CY3210-PSoCEVAL1 que é só carregar no botão. Que lá está eu ligo um fio do botão ao P04.

Quanto aos procedimentos do PDF eu não faço os mesmos já que estão em ordens diferentes e muitas propriedades não são as mesmas ou têm outro nome ou têm outro valor diferente, etc.

Fala ai qual versão estás a usar para eu fazer todos esses projectos com a versão certa de acordo com o seguimento dos PDFs.


Outra questão. Eu tenho ali pelo menos duas ventoinha de CPU de PC que têm 3 terminais (preto, vermelho e amarelo creio eu). Isso serve de step motor para este projecto? Se não for, é mais uma coisa que terei que comprar para os teus projectos, mas terei todo o prazer disso.

Obrigado
joseflor
joseflor
Nível 3
Nível 3

Mensagens : 273
Pontos : 5830
Reputação : 7
Data de inscrição : 08/11/2008
Idade : 60
Localização : Mangerton, NSW, Austrália

http://www.ozflor.com/eletrokit/

Ir para o topo Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Re: Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  Tayeb Sex 7 Ago 2009 - 14:20

Olá José,

Para que o meu amigo não tenha que "sofrer" mais, sugiro que remova o PSoC Express 5.0 e instale a versão 4.4. Pode descarregar directamente de:

http://www.cypress.com/?rid=36833

Eu hei-de ter que dar o salto para 5.0, mas porque está cheio de bugs, e era mais vagaroso ao arrancar, mantive-me no Designer 4.4

O motor que precisa é um servo motor que se adquirem no lojas de aeromodelismo "RC shops" por uns US$15 a $20, e não motor de passo a passo, ou motor DC, porque além de serem inadequados porque estamos a usar PWM, a ligação pode vir a queimar a porta do seu PSoC.

Infelizmente sobre adquirir material, é a unica maneira de se experimentarem novas coisas e de se aprender electrónica study

O meu próximo projecto também envolve aquisição de material. O seguinte será mesmo usar características do próprio PSoC. Eu também estou a aprender...

Tayeb


Última edição por Tayeb em Sex 7 Ago 2009 - 15:48, editado 1 vez(es)

Tayeb
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 21
Pontos : 5396
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Re: Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  joseflor Sex 7 Ago 2009 - 14:26

OK entendi. Vou baixar o 4.4 Estou achando que meu 5.0 está com bug até porque está super lento a abrir e já tive que re-instalar.

Sobre esse motores vou comprar um assim que poder. Para aprender é como falou tem que se gastar.

Pelo que entendi liga-se o pino do PSoC directo no motor. Eu achei que era com um transístor chaveado para não drenar muita corrente do chip.
joseflor
joseflor
Nível 3
Nível 3

Mensagens : 273
Pontos : 5830
Reputação : 7
Data de inscrição : 08/11/2008
Idade : 60
Localização : Mangerton, NSW, Austrália

http://www.ozflor.com/eletrokit/

Ir para o topo Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Re: Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  Tayeb Sex 7 Ago 2009 - 15:52

Caro José,

Peça o servo com mais baixo consumo. Ele vai buscar a alimentação directamente aos 5V. O PWM só controlará o servo e o consumo é baixo e seguro. Normalmente os micros podem alimentar directamente os servos de baixo consumo.

Tente adquirir um servo de rotação continua, pois muitas lojas de RC vendem estes tipos de servos.

Se tiver um osciloscópio, veja o sinal que aparece no P0.4

Tayeb

Tayeb
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 21
Pontos : 5396
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Re: Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  joseflor Dom 9 Ago 2009 - 8:11

Boas Tayeb,

Resolvi o problema do projecto “PWM_Servo”. O P04 não estava Pull-down, daí o problema. Quanto ao meu PsoC Design ele demora alguns minutos a abrir e muitos minutos a compilar. Creio que isso possa ser algum bug.

Na questão de não aparecer nada escrito na segunda linha do LCD, eu analisando o main.c verifiquei que só depois de primir o botão P04 é que o código vai executar a segunda linha do LCD. Daí o problema de eu não visualizar isso era também causado do erro descrito em cima (Pull-down).

Já baixei a versão 4.4 que instalarei assim que esta versão começar a causar dores de cabeça maiores, o que creio seja para breve já que está muito lento esta versão 5.

Um detalhe importante no projecto. Se continuar a pressionar o botão ele vai acima de 100% e não reseta. De facto existe o código de resete no main.c, mas não entendo porque não reseta.

Uso osciloscópio para visualizar p PWM. Ainda não comprei o servo.
Quanto ao código, eu modifiquei para PWM a partir de 0% deixando os incrementos em 1% conforme código original. Este projecto vai ser de grande valia para mim.

É muito bom o PsoC, só na economia de componentes já vale. Eu pensei; e o deboucing no P04. Isso já vem com pull-down e deboucing e tudo. Maravilha.

Que função têm os PsoC nas sapatilhas da marca “Adidas” conforme tu falas no PDF em questão?

Abraços
joseflor
joseflor
Nível 3
Nível 3

Mensagens : 273
Pontos : 5830
Reputação : 7
Data de inscrição : 08/11/2008
Idade : 60
Localização : Mangerton, NSW, Austrália

http://www.ozflor.com/eletrokit/

Ir para o topo Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Re: Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  Tayeb Dom 9 Ago 2009 - 14:15

Caro José,

Acho que vai-se animar com PSoC. Requere um pouco de esforço porque está muito mal documentado e quase que não existem livros, um ou dois creio eu. Um de autoria de um alemão é uma porcaria.

Sobre o ciclo de funcionamento passar de 100% vou ter que analisar.

As saptilhas Adidas são usadas por corredores profissionais. O PSoC controla o amortecer ao estilo do corredor e à pista.

Tayeb

Tayeb
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 21
Pontos : 5396
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643 Empty Re: Implementação de PWM e Controlo de Motor Servo com PSoC CY8C27643

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos