Fórum de Electrónica - projectos, cursos, tutoriais, compra e venda, etc. em electrónica
Este fórum migrou para aqui. Se quiser visitar o novo fórum, deverá clicar nesta frase.

Para serviços neste fórum use os botões em baixo.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Electrónica - projectos, cursos, tutoriais, compra e venda, etc. em electrónica
Este fórum migrou para aqui. Se quiser visitar o novo fórum, deverá clicar nesta frase.

Para serviços neste fórum use os botões em baixo.
Fórum de Electrónica - projectos, cursos, tutoriais, compra e venda, etc. em electrónica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Ajuda para mesa de mistura BEHRINGER Eurorack 2442Fx-Pro
A história da Electrónica EmptySeg 27 Abr 2015 - 13:24 por Jose Manuel Borges

» Microchip MPLAB IDE - PIC16F84A
A história da Electrónica EmptySex 8 Ago 2014 - 19:29 por Electromonkeys

» Ajuda sobre curso de electronica
A história da Electrónica EmptySeg 4 Ago 2014 - 13:57 por Nunes Pereira

» Procuro: Programdores em C, elaborar circuitos electrónicos. Trabalho remunerado
A história da Electrónica EmptyQua 11 Jun 2014 - 14:07 por ricardo costa1986

» PORTA NOT
A história da Electrónica EmptyDom 2 Mar 2014 - 13:40 por yoda

» Ajuda com Monitor Philips190tws
A história da Electrónica EmptyQui 28 Nov 2013 - 1:28 por kagareu

» Estação de Retrabalho não derrete a solda
A história da Electrónica EmptySáb 12 Out 2013 - 17:10 por itacipri

» Plataforma para cálculo de tempo de voo
A história da Electrónica EmptySáb 27 Jul 2013 - 4:06 por diogofsousa92

» Prestação serviços projeto eletronica""
A história da Electrónica EmptySex 26 Jul 2013 - 15:24 por Mega_Migas

» l7812cv
A história da Electrónica EmptySeg 15 Jul 2013 - 13:06 por boleiro

Quem está conectado?
5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 73 em Qui 1 Fev 2024 - 6:28
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


A história da Electrónica

Ir para baixo

A história da Electrónica Empty A história da Electrónica

Mensagem  joseflor Qui 4 Dez 2008 - 6:55

Índice do curso aqui
Votação sobre "Curso de Electrónica – por José Flor"


Introdução à electrónica básica
A história da Electrónica


A evolução da electrónica foi lenta no início, porém, com o passar do tempo acelerou. Nos séculos dezessete, dezoito e dezenove, foram informações dispersas, aleatórias.
Em 1835 Munk, ao gerar centelhas de alta tensão próximo de certos pós metálicos, observou que estes mudavam sua condutividade elétrica. Isto ficou registrado, mas não se encontrou uma utilidade prática para o fenómeno.
Acredita-se que o dispositivo electrónico mais antigo foi uma célula fotovoltaica construída em 1839 por Becquerel. Embora funcional, sua utilidade era meramente para curiosidade científica.
A história da Electrónica Modulo_fotovoltaico2
Célula fotovoltaica


A partir de 1850, a físico-química passou a se interessar nos fenómenos do comportamento da AT (Alta Tensão) e dos gases. A experiência de Plucker pode ser considerada como ponto de partida para tal. O pesquisador, ao conectar tensão elétrica muito alta em dois electrodos, inseridos numa ampola de vidro com atmosfera rarefeita, mostrou o fenómeno da descarga dos gases. Durante sua demonstração, observou-se um efeito electroluminescente de cor púrpura sobre as paredes do vidro.
Em 1861 foi descoberto o efeito fotocondutivo do selênio. Posteriormente, em 1873, Willoughby Smith investigou o efeito e delineou as primeiras leis da fotocondutividade.
Em 1866, Varley novamente observou a mudança de condutividade de pós metálicos na presença de centelhas elétricas, da mesma forma que Munk em 1835, porém, o fenómeno continuou a parecer meramente curiosidade científica.
A válvula termiónica teve seus primórdios em 1873, quando Guthrie aqueceu uma esfera metálica e a aproximou de um electroscópio carregado. Ao fazer isso, o dispositivo se descarregava.
Braun descobriu o efeito semicondutor no ano de 1874, observando os sulfetos de chumbo e de ferro.
Alexander Graham Bell e Sumner Tainer em 1878, utilizaram a célula de selênio para fazer experiências com um telefone sem fio, utilizando ondas luminosas.
Hughes descobriu como gerar ondas electromagnéticas em 1874, independentemente do trabalho de Clerk Maxwell. A intenção de Hughes não era a geração de ondas em si, mas sua detecção através de dispositivos (diodos) semicondutores que consistiam numa agulha de ferro em contato com um glóbulo de mercúrio, que resultava num filme de óxido de mercúrio. Este contato resultava no efeito da retificação por semicondutividade. Hughes, na verdade, se antecipou à geração de radiofreqüência em cinco anos à Hertz e em dez anos em sua detecção.
Elster e Geitel no início de 1880 encerraram um filamento de uma lâmpada incandescente e uma placa metálica numa ampola com vácuo. O efeito observado foi uma corrente elétrica que fluiu do filamento à placa através do vácuo. Ao mesmo tempo Flemming, (naquela época empregado de Thomas Edison), estava investigando o porquê do escurecimento do vidro de uma lâmpada de filamento. Inseriu uma placa metálica e fez uma ligação externa ao dispositivo. Ao fazê-lo, observou que ao se aplicar um potencial positivo à placa em relação ao filamento, imediatamente fluía uma corrente elétrica pelo vácuo. Ao inverter a polaridade, a corrente não fluía. A este efeito se deu o nome de Efeito Edison.
Calzecchi Onesti, em 1884, voltou a observar a mudança de condutividade de pós metálicos na presença de centelhas elétricas, da mesma forma que Munk em 1835, porém, novamente o fenómeno continuou a parecer meramente curiosidade científica.
Hertz, no ano de 1887, observou o efeito fotoemissivo, que foi aprimorado em 1890 por Ebert, Hallwachs e Wiedemann. Em 1890 Elster e Geitel desenvolveram a primeira válvula electrónica fotoemissiva.
De novo, agora na pessoa de Branly, em 1890, houve a observação da mudança de condutividade de pós metálicos na presença de centelhas elétricas, da mesma forma que Munk em 1835, porém, o fenómeno ainda continuou a parecer meramente curiosidade científica, sem uso prático.
Minchin e Oliver Lodge, de forma independente, sugeriram que o fenómeno da alteração da condutividade de pós metálicos na presença de centelhas elétricas era ocasionada por ondas que se propagavam pelo espaço que emanavam das centelhas. Lodge então, em 1894, preparou um tubo com limalhas de ferro, seguindo o método de Branly. Descobriu que este método poderia servir para detectar ondas hertzianas. Ao dispositivo foi dado o nome de coesor, porque, quando as ondas electromagnéticas passavam por si, as limalhas se aglutinavam e tinham que ser extraídas antes de outra emissão de radiofreqüência.
A partir de 1850, com as experiências de Plucker sobre a electroluminescência, Hittorf, William Crookes e Goldstein, iniciaram uma investigação dos efeitos da Alta Tensão. Crookes inseriu um electrodo em forma de cruz de malta no tubo de vidro, foi observado que o brilho produzido pelos raios invisíveis, era devido à aceleração de algum tipo de partícula ou raio que provinha do electrodo negativo para o positivo. A este tipo de manifestação se deu o nome de raios catódicos, pois acreditou-se que sua carga era negativa. A experiência foi confirmada por Hallwachs. Em 1897 Thomson estudou o efeito e deu o nome de elétrons às partículas aceleradas no tubo de raios catódicos.
Tommasina reinventou o detector de radiofreqüência de Hughes em 1899. Ao dispositivo foi dado o nome de coesor de auto-restauração de Castelli, de Solari, ou coesor de auto-restauração da Marinha Italiana.
O padre Roberto Landell de Moura, em 1893, iniciou as experiências com um telefone sem fio utilizando radiofreqüência, fazendo uma demonstração pública 03 de junho de 1900.
Em 1901, Marconi recebeu os primeiros sinais de rádio através do Atlântico. O detector utilizado foi um retificador de glóbulo de ferro mercúrio idêntico ao inventado por Hughes em 1874.
As descobertas do século XIX só vieram a ser compiladas no início do século vinte. Com a utilização prática para a emissão termoiónica através da utilização do diodo termiónico, triodos, tetrodos, pentodos, etc, iniciou-se a era da electrónica termoiónica, ou termiónica, quando John Ambrose Fleming utilizou estes efeitos para a amplificação de sinais.


A história da Electrónica Eniac3
A história da Electrónica Eniac_today
O primeiro computador electrónico a valvulas o ENIAC


José António Flor de Sousa
joseflor
joseflor
Nível 3
Nível 3

Mensagens : 273
Pontos : 5859
Reputação : 7
Data de inscrição : 08/11/2008
Idade : 60
Localização : Mangerton, NSW, Austrália

http://www.ozflor.com/eletrokit/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos